Como objetivo estatutario, a Biblioteca surgiu com a posse do Presidente Isaac Álvaro. Sentiu a nosa diretoria em 2003 a necessidade de ampliar a oferta de atividades e ações pela instituição dentre as quais o estimulo a Leitura. Sabendo que poucos usuarios tinham condições de adquirir um livro, pensou então que com a Biblioteca, um livro pdoeria se lido por muitos.
Em 1998, falecia Dr. Luiz Fernando da Silva, irmão do presidente e possuidor de uma biblioteca de aproximadamente 3.000 livros. Anos depois, Viuva e familiares resolveram doa-los a Filarmônica, iniciando assim a Biblioteca Comunitaria, selecionada em editais da Biblioteca Nacional, do BNB/BNDES e do Criança Esperança, juntando-se a aquisições e doações, chegamos hoje a mais de 14.000 titulos.
Para estimular a leitura entre as crianças, divulgar ao cervo nas escolas, desenvolvemos o projeto “Leve, Leia e Devolva” de Gibis, revistras em quadrinho com recursos do Edital da Fundação Pedro Calmon, onde 50 escolas de Serrinha foram beneficiadas com kits contendo 50 revistas e livros contados por lideranças locais, permitindo a leitura por todos os integrantes da unidade escolar.
Com o falecimento da Sra. Digna Carvalho, esposa do presidente, o projeto recebeu reforço de mais de 4.000 gibis pertencentes a falecida. Outros livros foram adquiridos com recursos do BNB e por ultimo da Lei Aldir Branc por inicitiva de Ytalo Barreto e Sirleide da Mota.