Mais de 30 exemplares do livro “Aos meus homens” são doados às Bibliotecas Públicas do Estado

Abordando relações afetivas entre homens negros a partir de uma perspectiva de comunidades/terreiro, o poeta baiano Marcelo Ricardo lançou em abril o Livro “Aos meus homens”. Premiado através do projeto multimídia “Adé”, o livro conta com 100 poemas e pode ser adquirido virtualmente.

Marcelo destaca que a escrita é uma das formas de criar mundos e apontar realidades. O poder da leitura no contexto atual de transformação é a liberdade em interpretar e re-criar. “Acredito na leitura como oportunidade de elaborar um pensamento crítico e empático, um seio para acolhimento de diferenças e manutenção das inquietações que nos fazem transformadores do tempo em que vivemos”, pontua.

O autor realizou a doação de 34 exemplares do seu primeiro livro para as unidades de Bibliotecas Públicas do Estado. Marcelo vê nas bibliotecas um espaço de resistência e existência, para ele um lugar de alternância, de perspectivas e de olhar para o mundo atual. “Que estes livros preencham as mãos que buscam imaginar para além do que está dado”, e conclui, “Sendo assim, espero que os leitores reelaborem comigo suas memórias”.

O livro faz parte do projeto multimídia “Adé”, composto pelo filme de lançamento homônimo, e um ep, com os poemas musicados.O projeto teve apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre Marcelo Ricardo – Marcelo Ricardo (30) é poeta, contista e roteirista. Bacharel em Humanidades pelo Instituto de Artes, Humanidades, Ciências e Tecnologias – Milton Santos (IHAC-UFBA), atualmente realiza graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Vencedor do concurso nacional de contos pela Editora Malê em 2016, e participante do projeto Curta Universitário, organizado pelo Canal Futura, em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Comentário Facebook